sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Continuando o capítulo I - ESE

"Moisés

2- Há duas partes distintas na lei mosaica: a lei de Deus, promulgada sobre o monte Sinai, e a lei civil ou disciplinar, estabelecida por Moisés; uma é invariável; a outra, apropriada aos costumes e ao caráter do povo, se modifica com o tempo.
A lei de Deus está formulada nos dez mandamentos seguintes:
I- Eu sou o Senhor, vosso Deus, que vos tirei do Egito, da casa de servidão. Não terei outros deuses estrangeiros diante de mim. Não fareis imagem talhada, nem nenhuma figura de tudo o que está no alto no céu e embaixo na Terra, nem de tudo o que está nas águas sob a Terra. Não os adorareis, nem lhes rendereis culto soberano.
II- Não tomeis em vão o nome do Senhor vosso Deus. 
III- Lembrai-vos de santificar o dia de Sábado.
IV- Honrai o vosso pai e a vossa mãe, a fim de viverdes longo tempo na Terra, que o Senhor vosso Deus vos dará.
V- Não matareis.
VI- Não cometereis adultério.
VII- Não furtareis.
VIII- Não prestareis falso testemunho contra o vosso próximo.
IX- Não desejareis a mulher do vosso próximo.
X- Não desejareis a casa do vosso próximo, nem seu servidor, nem sua serva, nem seu boi, nem seu asno, nem nenhuma de todas as coisas que lhe pertencem.
Esta lei é de todos os tempos, e de todos os países, e tem, por isso mesmo, um caráter divino. Todas as outras são leis estabelecidas por Moisés, obrigado a manter, pelo temor, um povo naturalmente turbulento e indisciplinado, no qual tinha que combater os abusos enraizados e os preconceitos hauridos na servidão do Egito. Para dar autoridade às suas leis, ele deveu atribuir-lhes origem divina, assim como o fizeram todos os legisladores de povos primitivos; a autoridade do homem deveria se apoiar sobre a autoridade de Deus; mas só a idéia de um Deus terrível poderia impressionar homens ignorantes, nos quais o senso moral e o sentimento de uma delicada justiça eram ainda pouco desenvolvidos. É bem evidente que, aquele que tinha colocado em seus mandamentos: "Tu não matarás; tu não farás mal ao teu próximo", não poderia se contradizer fazendo delas um dever de extermínio. As leis mosaicas, propriamente ditas, tinham, pois, um caráter essencialmente transitório."    

(capítulo I - item 2 - ESE )


Bom, estudar as duas partes da lei mosaica: a lei de Deus e a lei civil ou disciplinar.
 Logo notei a diferença no primeiro mandamento, assim estava escrito. O ESE mostra o título "Moisés". Depois na continuação do capítulo item 3, fui ler o título "Cristo". Então compreendi a diferença. 
Nesta primeira passagem acima, nos mostra um Deus soberano, aparentemente frio. Jesus veio nos dar um outro sentido? 
Aqui diz que esta lei é de todos os tempos e de todos os países. Estou pensando.......volto depois.



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